CPI do MST precisa ser instalada antes de abril, afirma Lupion
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), apelidada de CPI do MST, precisa ser instalada antes de abril. O deputado disse que não tem como dizer quando a Comissão será instalada, mas defendeu que o procedimento precisa ocorrer antes de abril, por se tratar de um mês com “bastante invasões” do grupo, mas reconheceu que vai depender da articulação no Congresso para isso. “Quando ela será instalada eu não tenho como dizer. Quem pode dizer é o presidente Arthur Lira. […] Eu entendo que é necessário que instalemos a CPI antes de abril. Abril é o prazo que me preocupa devido à questão do abril vermelho por parte do MST.É um mês em que fazem bastante invasões. Eu gostaria que a CPI estivesse instalada. Mas tudo isso vai depender de muita articulação política no Congresso“, afirmou Lupion.
Além disso, Lupion falou sobre as tratativas do tema com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que o chefe da Casa entendeu que é um tema grave que precisa ser investigado pelo Congresso. Além disso, o deputado disse ter certeza que a CPI do MST estará entre as cinco comissões simultâneas permitidas pelo regimento da Casa. “A lei permite cinco CPIs ao mesmo tempo na Câmara e existem várias propostas de CPI. Com coleta de assinaturas, são seis ou sete. Nós estaremos entre as cinco, tenho certeza absoluta. Agora, não há um prazo de instalação referente a isso. Eu tenho conversado com o presidente coisas amplas em relação ao nosso setor, temas extremamente importantes, projetos, medidas provisórias que serão votadas essa semana e também sobre a CPI. O presidente tem entendido que é um tema grave, complicado e que precisa da participação do Congresso Nacional, da nossa investigação e a CPI será instalada”, afirmou o deputado.
[jp-related-posts ids=”1388843,1389310″]
Assuntos
continue lendo
Política
TRE faz retotalização de votos neste sábado, e Ruas deve ser eleito governador do Rio no 1º turno
Sem os votos de Garotinho, o candidato ao executivo fluminense que ficou à frente no primeiro turno passa para quase 50,9% dos votos válidos
- TRF-3 derruba liminar que permitia Stake de funcionar no Brasil até 25 de outubro Jovem Pan · há 9 horas
- Sônia Guajajara e Célia Xakriabá pedem ao TSE garantia de votos de indígenas no 2º turno Misael Mainetti · há 9 horas
- Saiba quem é alvo do inquérito das fake news que Fachin pretende arquivar Estadão Conteúdo · há 10 horas
- TSE manda suspender site que oferece criptomoedas por apoio a Flávio Agência Brasil · há 10 horas