Cinco deputados se elegem prefeitos no segundo turno
Total de parlamentares que conquistaram prefeituras neste ano chegou a 11, somando-se aos seis que já haviam vencido no primeiro turno
Cinco deputados foram eleitos prefeitos no segundo turno das eleições municipais, destacando-se dois em capitais brasileiras. Paulinho Freire, do União, conquistou a Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, enquanto Abilio Brunini, do PL, foi eleito em Cuiabá, Mato Grosso. Ambos os novos prefeitos enfatizaram compromissos importantes, como a proteção das famílias, a garantia de uma educação de qualidade para as crianças e a manutenção da neutralidade política nas escolas, temas que foram centrais em suas campanhas.
Além das vitórias em Natal e Cuiabá, outros três deputados também se destacaram nas urnas. Márcio Corrêa, do PL, foi eleito em Anápolis, Goiás; Naumi Amorim, do PSD, conquistou a Prefeitura de Caucaia, Ceará; e Ricardo Silva, do PSD, venceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Na cidade do interior paulista, a disputa foi particularmente acirrada, com Ricardo Silva superando Marco Aurélio de Souza, do Novo, por uma margem estreita de apenas 687 votos, evidenciando a competitividade do pleito.
Com esses resultados, o total de deputados que conquistaram prefeituras neste ano chegou a 11, somando-se aos seis que já haviam vencido no primeiro turno. Este número representa um aumento em relação às eleições de 2020, quando oito deputados foram eleitos prefeitos, sendo quatro em capitais. Neste ano, 82 deputados se candidataram a cargos municipais, com 73 disputando prefeituras, dois concorrendo a vice-prefeituras e sete a vereador, demonstrando um interesse crescente dos parlamentares em atuar no executivo municipal.
Apesar das vitórias, a disputa foi intensa e nem todos os deputados conseguiram alcançar o primeiro lugar. Seis deputados que concorriam a prefeituras em capitais terminaram em segundo lugar: André Fernandes, do PL, em Fortaleza; Capitão Alberto Neto, do PL, em Manaus; Delegado Éder Mauro, do PL, em Belém; Guilherme Boulos, do PSOL, em São Paulo; Maria do Rosário, do PT, em Porto Alegre; e Natália Bonavides, do PT, em Natal. Esses resultados refletem a intensa disputa política nas capitais brasileiras, onde a competição é tradicionalmente mais acirrada.
*Com informações de Paulo Edson Fiore
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.