General Mário Fernandes é preso por plano de assassinato contra Lula e ministros

Idealização, que recebeu o nome de ‘Punhal Verde e Amarelo’, incluía o uso de metralhadoras, explosivos e até envenenamento

  • Por da Redação
  • 19/11/2024 14h15
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil general Mário Fernandes As investigações revelaram que, em 9 de novembro de 2022, Fernandes imprimiu o projeto no Palácio do Planalto antes de se dirigir ao Palácio da Alvorada

O general Mário Fernandes, preso nesta terça-feira (19), é considerado pela Polícia Federal como o idealizador de um plano para assassinar o ministro do STF Alexandre de Moraes, além do presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin. As investigações revelaram que, em 9 de novembro de 2022, Fernandes imprimiu o projeto no Palácio do Planalto antes de se dirigir ao Palácio da Alvorada. O plano, que recebeu o nome de “Punhal Verde e Amarelo”, incluía o uso de metralhadoras, explosivos e até envenenamento. A operação da PF, que teve autorização de Moraes, focou em um general da reserva, um policial federal e militares com experiência em forças especiais, todos suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado em 2022.

Durante as investigações, a PF também descobriu um documento que detalhava um esquema para sequestrar Moraes, contendo informações sobre sua segurança e rotas que costumava percorrer. Além disso, Fernandes criou uma minuta para a formação de um Gabinete de Gestão de Crise, que teria a função de gerenciar a situação após a execução do plano. Este gabinete seria liderado pelo então ministro do GSI, general Heleno, e contaria com a participação de outros oficiais de alta patente.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O deputado federal Eduardo Pazuello, que foi ministro da Saúde durante o governo Bolsonaro, informou que Fernandes foi afastado de seu cargo ao ser identificado como inapto para exercer funções públicas. Pazuello declarou que soube da prisão de Fernandes pela mídia e reafirmou sua confiança nas instituições do país, destacando a importância da legalidade e da ordem.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.