Líder do governo no Senado critica comparação entre Gaza e o Holocausto: ‘Fere sentimentos, inclusive meus’
Líder do governo no Senado Federal, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse ter achado indevida a comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre a morte de palestinos na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus durante o Holocausto. Em discurso no plenário da Casa Alta, o político disse que a comparação “fere sentimentos”. “Não se traz à baila o episódio do Holocausto para nenhuma comparação, porque fere sentimentos, inclusive meus, de famílias perdidos naquele episódio”, relatou o senador, que tem ascendentes judeus. A fala de Jaques Wagner faz referência as declarações do mandatário brasileiro feitas em Abis Abeba, capital da Etiópia. “O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula na ocasião.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Wagner é ex-governador da Bahia e ex-ministro de Estado. Além de já ter ocupado postos estratégicos nas gestões petistas, como a secretaria de Relações Institucionais e a chefia da Casa Civil, é amigo pessoal de Lula. Ele afirmou que, em visita ao presidente, “teve naturalidade” em dizer que concordava com o repúdio à incursão de Israel em Gaza, mas não compactuava com o paralelo traçado. Como o site da Jovem Pan mostrou, Israel declarou Lula como ‘persona non grata’ após a comparação. “Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, nas redes sociais.
*Com informações de Estadão Conteúdo
[jp-related-posts ids=”1547719,1547625″]
Assuntos
continue lendo
Política
‘Mexer com Nossa Senhora Aparecida não é aceitável’, diz Lula
Após ser confrontado com a informação de que a polêmica era "fake news", Lula afirmou: "Eu não sei se foi fake news. O dado concreto é que isso está na rede social muito forte"
- Alckmin diz que remoção de posts sobre Nossa Senhora era ‘censura prévia’ de Mendonça Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Flávio Bolsonaro diz que PT conseguiu levantar ‘fake news com ajuda de gente de dentro da CNBB’ Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Após acusação de Flávio, CNBB nega participação em fake news sobre Nossa Senhora Aparecida Jovem Pan · há 8 horas
- Lula cita boa relação com Trump, mas diz que ‘pessoal que trabalha com ele’ é ‘muito ruim’ Estadão Conteúdo · há 9 horas