Lula anuncia advogado da Petrobras para comandar Ministério da Justiça

Wellington César Lima e Silva chega para substituir Ricardo Lewandowski que pediu demissão a Lula na quinta-feira (8)

  • Por Júlia Mano
  • 13/01/2026 18h49 - Atualizado em 13/01/2026 23h48
  • BlueSky
Valter Campanato/Agência Brasil Wellington César Lima e Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13) o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O convite se deu durante o encontro no Palácio do Planalto. Em nota, o governo informou que “a nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje”.

Essa é a segunda troca no comando da pasta desde o início do terceiro mandato do petista. A escolha já tinha sido adiantada pela Jovem Pan. Wellington chega para substituir Ricardo Lewandowski, que pediu demissão a Lula na quinta-feira (8). Em carta enviada ao chefe do Executivo, ele disse que deixou o comando do ministério por “razões de caráter pessoal e familiar”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Wellington César Lima e Silva tem uma carreira consolidada no Ministério Público da Bahia (MPBA). De 2010 a 2014, comandou o órgão após nomeação do senador Jaques Wagner (PT-BA), à época governador do estado baiano. Durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, o jurista assumiu o comando o Ministério da Justiça por 11 dias. Ele deixou a pasta depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que ele escolhesse entre o seu cargo de procurador e o posto no Executivo.

Em 2023, aposentou-se para assumir a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República no governo Lula. No ano seguinte, foi empossado como advogado-geral da Petrobras.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.