Lula intensifica agenda internacional antes de cirurgia

Presidente da República fará operação no quadril no mês de outubro e vai intensificar viagens em setembro

  • Por Brasília
  • 30/08/2023 11h54
Ricardo Stuckert/PR/Divulgação Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; Presidente da República Popular da China, Xi Jinping; Presidente da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa; Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Damodardas e Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, posam para o retrato Oficial dos Líderes do BRICS Foto oficial dos líderes do Brics em cúpula em Joanesburgo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai intensificar sua agenda internacional antes de realizar uma cirurgia no quadril em outubro. Após as festividades do Dia da Independência em 7 de Setembro, o presidente brasileiro viaja para a Índia, onde fica até o dia 11. No dia 15, o chefe do poder Executivo estará em Cuba e, no dia seguinte, parte para os Estados Unidos para participar de uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 19 de setembro. Lula vem colocando a agenda internacional como principal foco neste primeiro ano de governo.

Na semana passada, o presidente esteve na África do Sul para uma reunião da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O bloco econômico anunciou a entrada de outros seis países (Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos) e o empréstimo em reais pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NBD, o Banco dos Brics). Interlocutores afirmam que o governo tem a expectativa de anunciar novos acordos internacionais e econômicos após as viagens. Entre o dia da operação e o período de recuperação, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai assumir o Palácio do Planalto até o chefe estar apto para retornar ao trabalho. Lula sofre de artrose e deve colocar uma prótese para substituir um osso desgastado que vem provocando dores no quadril.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.