Lula volta a criticar presidente do Banco Central e promete sucessor comprometido com o desenvolvimento do país

Declaração ocorre na véspera de o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) anunciar a decisão sobre a taxa Selic; expectativa do mercado é de manutenção dos juros no patamar de 10,50% ao ano

  • 18/06/2024 09h26 - Atualizado em 18/06/2024 09h34
Ricardo Stuckert / PR - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Scoglio degli Achei. Carovigno – Itália Presidente também comentários alusivos à participação de Campos Neto em jantar promovido pelo governador Tarcisio de Freitas, na segunda (10)

O presidente Lula voltou a fazer críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na manhã desta terça-feira (18). O presidente falou em falta de autonomia e de ações politicas contrárias ao interesse nacional, se referindo especialmente à taxa de juros, atualmente em 10,5%. Lula comparou Campos Neto a Sergio Moro, sugerindo que ambos têm “rabo preso” a compromissos políticos. Lula expressou descontentamento com as taxas de juros proibitivas para investimentos e indicou que buscará um sucessor para Campos Neto alinhado com o desenvolvimento e controle da inflação.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A declaração de Lula ocorre na véspera de o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) anunciar a decisão sobre a taxa Selic. A expectativa do mercado é de manutenção dos juros no patamar de 10,50% ao ano, encerrando um ciclo de sete cortes consecutivos. O presidente também comentários alusivos à participação de Campos Neto em um jantar em sua homenagem, promovido pelo governador Tarcisio de Freitas, na segunda-feira (10). Ele também comentou que pretende indicar um novo presidente para o BC, já que o mandato de Campos Neto termina no fim de 2024, que “tenha compromisso com o desenvolvimento” e que não pense só no controle da inflação.

 

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.