Moraes, Barroso e Toffoli parabenizam Zanin por aprovação ao STF: ‘Brasil ganha com atuação corajosa’

Ministro indicado pelo ex-presidente Temer celebrou a entrada do advogado de Lula para o Supremo; colegas de Corte classificam advogado como ‘sério’ e ‘competente’

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2023 19h35 - Atualizado em 21/06/2023 23h00
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO Alexandre de Moraes Ministro Alexandre de Moraes é o atual comandante do Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou as suas redes sociais nesta quarta-feira, 21, para parabenizar a aprovação do Senado Federal à Cristiano Zanin para ingressar na Suprema Corte. Em uma breve mensagem publicada em seu Twitter, o também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebrou a votação que abriu caminho para Zanin tornar-se magistrado e ressaltou que o país ganhará com sua atuação na mais alta instância do Judiciário brasileiro. “Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”, publicou.

O ministro Luis Roberto Barroso afirmou que Zanin “sempre atuou com elevada qualidade profissional”. Na avaliação de Barroso, o mais novo integrante do STF é um “advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades”. O ministro Dias Toffoli, disse que o advogado de Lula na Lava Jato “com certeza somará ao STF com todo o seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”.

Antes da aprovação no plenário do Senado, onde Zanin recebeu 58 votos favoráveis e 18 contrários, o indicado para o Supremo foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, com 21 votos favoráveis e 5 contrários. Como a Jovem Pan mostrou, com a votação alcançada na quarta-feira, 21, Cristiano Zanin se tornou o quarto mais votado entre os últimos indicados para o STF. O maior placar foi registrado na sabatina de Luiz Fux, que teve 68 votos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.