Pesquisa Gerp aponta disputa aberta para 2026 e leve recuperação de Lula

Presidente melhora em avaliação pessoal e aparece à frente de Bolsonaro na intenção de voto espontânea; direita segue fragmentada no primeiro turno

  • Por Jovem Pan
  • 08/10/2025 18h48
  • BlueSky
Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sanção do PLV nº 4 — Tarifa Social de Energia “Luz do Povo” — realizada nesta quarta-feira (8), de 2025. O presidente Lula durante a sanção do projeto Luz do Povo

A nona rodada do Tracking Gerp – Eleições 2026 mostra um cenário de equilíbrio entre os principais campos políticos do país e indica que a disputa presidencial permanece completamente aberta. O levantamento, realizado entre 29 de setembro e 6 de outubro, aponta melhora nos índices de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto na avaliação de governo quanto na intenção de voto, enquanto a direita se reorganiza em torno de diferentes lideranças.

Segundo a pesquisa, a aprovação ao governo federal alcançou 37%, mesmo patamar observado no início do ano, e a desaprovação recuou para 57%. A percepção pessoal sobre o presidente é ligeiramente melhor que a avaliação de sua gestão: 31% consideram seu desempenho ótimo ou bom, 29% regular, 38% ruim e 15% péssimo. Quando comparado ao governo anterior, 38% veem a atual administração como melhor ou muito melhor que a de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 49% a consideram pior.

Pela primeira vez desde o início do Tracking Gerp, Lula aparece numericamente à frente de Jair Bolsonaro na intenção de voto espontânea, com 24% contra 23%. A diferença é pequena e está dentro da margem de erro, mas tem peso simbólico, ao indicar reativação da lembrança eleitoral do presidente e manutenção do equilíbrio entre os dois polos políticos.

Cenários de primeiro turno

Nos cenários estimulados de primeiro turno, Lula mantém desempenho estável e perde apenas para Bolsonaro. Ele é favorecido pela fragmentação do campo conservador, que se divide entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Jr. (PSD) e Romeu Zema (Novo). Quando Bolsonaro não participa, Lula lidera em todos os cenários testados.

  • Com Bolsonaro: Bolsonaro 37%, Lula 31%, Ciro Gomes 5%, Caiado 3%, Zema 3%, Marçal 3%, Ratinho Jr. 3%, nenhum 7%, indecisos 10%.
  • Com Tarcísio: Lula 27%, Tarcísio 23%, Marçal 8%, Ciro 7%, Ratinho Jr. 5%, Zema 3%, Caiado 3%.
  • Com Eduardo Bolsonaro: Lula 29%, Eduardo 19%, Ciro 7%, Ratinho Jr. 7%, Zema 7%, Caiado 4%.
  • Com Michele Bolsonaro: empate técnico, 28% para cada um.

Cenários de segundo turno

Nos confrontos diretos, Lula é superado por Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro; empata tecnicamente com Eduardo Bolsonaro e vence Caiado, Ratinho Jr., Zema e Ciro Gomes.

  • Bolsonaro 48% x 36% Lula
  • Tarcísio 45% x 36% Lula
  • Michelle 48% x 36% Lula
  • Eduardo 41% x 38% Lula (empate técnico)
  • Lula vence Zema (38% x 32%), Caiado (37% x 30%), Ratinho Jr. (38% x 34%) e Ciro (34% x 32%)

Diplomacia em pauta

A pesquisa também avaliou a expectativa em torno de um eventual encontro entre Lula e o ex-presidente americano Donald Trump. A maioria dos entrevistados (67%) aprova a participação de Lula e 73% preferem que a reunião seja presencial. Para 27%, o encontro beneficiaria igualmente os dois líderes; 19% acreditam que favoreceria Lula, e 16%, Trump.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O levantamento é do tipo quantitativo, com 2.000 entrevistas telefônicas realizadas em todo o país. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,55%. A amostra abrange eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do Brasil — Sudeste (43%), Nordeste (27%), Sul (14%), Norte (8%) e Centro-Oeste (7%).

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.