Sabatina de Zanin será na próxima semana, diz Kajuru

Senador afirma que oitiva do advogado, indicado pelo presidente Lula para vaga no STF, deve acontecer em 14 de junho

  • Por Jovem Pan
  • 06/06/2023 13h28
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Cristiano Zanin Cristiano Zanin Martins, advogado que defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante julgamento nas apelações sobre o sítio de Atibaia na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

A sabatina de Cristiano Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal pode acontecer na próxima semana, em 14 de junho. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), Zanin precisa passar pela oitiva no colegiado antes de ter seu nome colocado em votação no plenário. Segundo o líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru, o desejo de pautar a sabatina na semana que vem é do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP).“Ele disse a mim que já quer colocar, acha que é fundamental, já na outra 4ª feira a sabatina. Alguns senadores entendem que não seria o momento, deveríamos observar mais o cenário da votação no Senado. Mas não há nenhuma dúvida da aceitação dele, até porque não há nada em que você possa questionar o saber jurídico dele”, disse a jornalistas, após encontro com o presidente Lula.

Como mostrou o site da Jovem Pan, o chefe do Executivo oficializou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga na Corte na última quinta-feira, 1º, em edição extra do “Diário Oficial da União”. Antes disso, o petista já havia confirmado a escolha do do advogado – que o representou durante processo da Lava Jato – para o cargo e chegou a dizer que o “Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”. “Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe da família, e conheço a formação do Zanin”, também afirmou. Com a indicação oficializada, o próximo passo é a sabatina na CCJ do Senado, seguido pela aprovação da indicação em plenário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.