Polônia detém dois jovens britânicos suspeitos de roubarem objetos de Auschwitz
A polícia polonesa informou nesta terça-feira que deteve dois adolescentes britânicos no local de um antigo campo de concentração de Auschwitz sob suspeita de roubo de artefatos que pertenciam a prisioneiros mantidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Os dois jovens, de 17 anos, são alunos da Perse School, em Cambridge, na Inglaterra. Eles estavam visitando o local do campo como parte de uma viagem de história, informou a escola em nota.
Os alunos foram vistos na tarde de segunda-feira agindo de forma suspeita próximo a um prédio onde alemães nazistas guardavam os pertences confiscados dos prisioneiros, disse um porta-voz para o museu que opera o local do campo.
Uma inspeção revelou itens que podem ter sido roubados do local, incluindo o fragmento de uma navalha, um pedaço de colher, diversos botões e dois pedaços de vidro.
De acordo com a nota da escola, os alunos “tentaram manter alguns itens de importância história que acharam no chão”.
Os adolescentes foram interrogados por meio de um intérprete, disse um porta-voz da polícia regional, e estão aguardando futuras decisões sobre a detenção. Caso sejam condenados, podem enfrentar até 10 anos na prisão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.