Polônia vota mudanças no sistema eleitoral e financiamento de partidos

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 13h21

Varsóvia, 6 set (EFE).- Os poloneses decidem neste domingo mudanças no sistema eleitoral e no financiamento dos partidos políticos, um referendo que só terá cumprimento obrigatório se tiver a participação de mais de 50% dos eleitores, o que, segundo as pesquisas, parece pouco provável.

Os colégios eleitorais fecharão às 20h (17h em Brasília) e os resultados só serão divulgados amanhã ao meio-dia.

A votação foi convocada pelo ex-presidente polonês, o liberal de centro-direita Bronislaw Komorowski, antes de perder a reeleição em maio.

A convocação, que aconteceu na última reta da campanha eleitoral das presidenciais, foi interpretada como uma tentativa desesperada de Komorowski de ganhar popularidade e votos, ao dar aos eleitores descontentes a oportunidade de decidir sobre questões de interesse público.

Mesmo assim quem venceu foi o nacionalista-conservador Andrzej Duda.

O referendo pergunta aos poloneses se querem introduzir um sistema uninominal majoritário (em que o eleitor só escolhe um candidato e ganha o individualmente mais votado) para escolher os membros do parlamento.

Os eleitores também estão sendo consultados sobre o fim do financiamento público dos partidos políticos, e se as disputas entre os contribuintes e as autoridades devem ser resolvidas a favor dos contribuintes.

Só 32% dos poloneses afirmaram com convicção que votarão neste referendo, indicou uma pesquisa de boca de urna, muito abaixo dos 50% estabelecidos pela legislação para que seu resultado seja vinculativo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.