Por que a poupança tem rendimento diferente dependendo do dia?

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2014 18h30

Pergunta da ouvinte Yolanda Barros: Eu, com os meus 74 anos, só queria entender por que o banco está colocando os juros da poupança diferentes, se a selic continua a mesma. Um mês coloca 0,6%, outro mês coloca 0,5%, aquilo que a lei determina. A minha poupança tem mais de 20 anos. 

Eu e minhas amigas queremos entender. Sempre soube que as poupanças eram reguladas pela Selic. Se subia, maior os juros da poupança; se caia, menor. Mas a Selic continua sem alteração. O banco está brincando de um mês sim, um mês não? Desde já, obrigada.

Denise Campos de Toledo: Tem variação de rendimento dependendo do dia. E isso eu percebo diariamente no nosso Rico Dinheirinho, programa das 17h.

Na abertura do programa, eu dou os números do mercado financeiro . Há dias em que a popuança rende 0,51%, 0,52%, chega até a 0,61%, dependendo do dia de aniversário da conta. Isso se refere aos dias úteis daquele mês. Então tem esse cálculo.

Ainda continua sendo 0,5% mais TR (Taxa Referencial) ou 6% ao ano mais TR, mas aí o rendimento oscila mês a mês dependendo dos dias úteis. Mas a variação é de 0,10% no máximo, não faz muita diferença, a não ser que ela tenha alguns milhões aplicadas na poupança.

No final, dá isso daí mesmo. O cálculo do número de dias úteis é esse cálculo da TR. A TR tem uma referência em relação à média de juros do mercado financeiro. A diferença é a taxa Selic, como ela citou, que é aquela definida pelo Banco Central.

Essa diferença de ganho não é um procedimento irregular do banco onde ela tem conta. É o mercado como um todo, o rendimento da poupança é fixo no dia, então todos os bancos têm a mesma rentabilidade.

Nós tivemos uma alteração no ano passado (2013) quando os juros caíram muito no ano passado, daí tivemos dois cálculos diferentes de contas novas e contas antigas. As novas temporariamente renderam um pouco menos, mas agora está tudo igual.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.