Por segurança, EUA fecham suas missões diplomáticas na Arábia Saudita

  • Por Agência EFE
  • 15/03/2015 06h09
  • BlueSky

Os Estados Unidos decidiram suspender seus serviços consulares nas cidades sauditas de Riad, Jidá e Dahran neste domingo (15), e segunda-feira por razões de segurança, segundo um comunicado divulgado no site de sua embaixada na capital saudita.

“Devido às grandes preocupações de segurança nas instalações diplomáticas, a embaixada e os consulados suspenderam seus serviços consulares em Riad, Jidá e Dahran”, informou a nota, que não deu mais detalhes sobre os motivos concretos que levaram os EUA a tomar essa medida.

Este comunicado foi divulgado depois que, em um texto semelhante publicado na sexta-feira, a embaixada dissesse que “indivíduos associados com organizações terroristas poderiam atacar trabalhadores ocidentais do setor petroleiro”.

A missão diplomática mostrou preocupação com os trabalhadores americanos de companhias petrolíferas do leste do país, que poderiam ser alvos de eventuais ataques ou sequestros.

No entanto, advertiu que não possuía mais informação sobre qual poderia ser o alvo ou o método empregado nos ataques, nem sobre quando ou onde poderiam acontecer.

Em ambas as notas, a delegação diplomática pediu aos seus cidadãos que permaneçam atentos e que tomem “precauções extras” se viajarem pelo país.

Além disso, solicitou que “considerem cuidadosamente os riscos de viajar para a Arábia Saudita e que limitem as viagens que não sejam necessárias no interior do país”.

Nos comunicados a embaixada lembrou também aos americanos várias medidas de segurança gerais, como evitar grandes concentrações de pessoas, ter sempre um plano preparado caso se deparem com manifestações ou violência, e identificarem pontos seguros como delegacias, hospitais e edifícios governamentais.

Também sugeriu que seus cidadãos avisem a companheiros de trabalho ou vizinhos sobre para onde vão viajar e a data programada de retorno, e que tentem passar despercebidos em público.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.