Por videoconferência, Cristina e Putin inauguram canal russo na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 17h33

Buenos Aires, 9 out (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizaram nesta quinta-feira uma videoconferência na qual anunciaram a inclusão de um canal de notícias russo em espanhol na televisão digital argentina e renovaram seu apoio mútuo em matéria internacional.

Em um ato na província de Santa Cruz, Cristina deu as boas-vindas à “pluralidade de vozes e de culturas” que representará a incorporação do canal “RT” à televisão argentina e ressaltou que permitirá acessar notícias “sem a intermediação de grandes cadeias internacionais que transmitem as notícias de acordo com seus interesses”.

A governante acrescentou que o novo canal permitirá que “todos os argentinos possam conhecer a verdadeira Rússia e que todos os russos possam conhecer a verdadeira Argentina, e não aquelas nos querem fazer conhecer alguns meios de comunicação internacionais e nacionais”.

Por sua vez, Putin assegurou que atualmente são travadas “severas guerras informativas”, nas quais há “tentativas de atores internacionais de estabelecer o monopólio da verdade”, motivo pelo qual defendeu “fontes de comunicação alternativas” e citou o “RT” como exemplo.

As críticas de ambos líderes coincidem com a decisão do ente regulador dos meios audiovisuais argentinos de desmantelar o grupo Clarín, o maior conglomerado multimídia da Argentina.

Antes de concluir, o presidente russo assegurou que seu país vê os esforços da Argentina “para defender seus interesses” e reiterou seu respaldo ao governo de Cristina, o que foi interpretado como um novo apoio no litígio judicial entre a Argentina e fundos especulativos pela dívida em moratória desde 2001.

Putin se encontrou com Cristina em Buenos Aires no último mês de julho, em uma visita na qual assinaram importantes acordos, entre eles um convênio de cooperação nuclear, e afiançaram os laços estratégicos entre os países. EFE

mcg/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.