Poroshenko espera assinar Acordo de Associação com UE antes de 27 de junho

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2014 14h17

Kiev, 7 jun (EFE).- O novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, nomeado neste sábado no parlamento, disse que espera assinar o Acordo de Associação com a União Europeia (UE) antes do dia 27 de junho.

“Devemos fazê-lo no máximo em 27 de junho. Para mim existe um valor europeu: a solidariedade. A Ucrânia precisa de solidariedade como de ar”, disse aos convidados à cerimônia de posse.

Poroshenko, um dos homens mais ricos da Ucrânia, ressaltou que está disposto a assinar o acordo assim que Bruxelas der o sinal verde.

“A associação com a UE, uma profunda e ampla zona de livre- comércio e um regime sem vistos com a UE: esse é o mandato que os eleitores me deram”, disse.

O novo chefe de Estado ucraniano ressaltou que “a plena integração econômica e a associação política com a UE já não é um sonho, mas a agenda para os próximos anos”.

Durante o discurso de posse, Poroshenko defendeu a assinatura desse acordo, cuja rejeição foi o estopim para os protestos que provocaram a queda do presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro.

“Vemos como o primeiro passo para a entrada de pleno direito da Ucrânia na UE. Ninguém tem direito de vetar a escolha europeia”, comentou, diante do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a advertir na sexta-feira, na Normandia que, caso se consolide a associação entre Ucrânia e UE, Moscou adotará medidas comerciais protecionistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.