Poroshenko promete construir mausóleu sobre usina de Chernobyl

  • Por Agencia EFE
  • 14/12/2014 18h09
  • BlueSky

Kiev, 14 dez (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, prometeu neste domingo construir um mausoléu sobre o reator da usina nuclear de Chernobyl, cenário em 1986 da maior catástrofe atômica da história.

“Nos difíceis condições atuais devemos nos preocupar principalmente em ajudar as vítimas, garantir a segurança da central e terminar a construção da nova cobertura do reator acidentado”, disse Poroshenko.

Poroshenko fez estas declarações após depositar um ramo de flores no monumento aos socorristas e técnicos que morreram combatendo as consequências do acidente, que foi silenciado em um primeiro momento pelas autoridades soviéticas.

“Devemos aos heróis de Chernobyl e à memória das vítimas da catástrofe”, disse.

Lembrou que “o povo ucraniano é quem carrega o maior peso da catástrofe (…) e ainda há milhões de pessoas que sofrem atualmente suas consequências”.

Ucrânia celebrou hoje o fim dos trabalhos de reparação e fechamento da central de Chernobyl, cuja onda radioativa afetou a Rússia e Belarus, que teve um quinto do território contaminado.

Diante dos problemas financeiros que afligem a Ucrânia, que está à beira da moratória, o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento prometeu recentemente a concessão de 350 milhões de euros para o mausoléu sobre Chernobyl.

Coincidindo com o 26º aniversário da tragédia, a Ucrânia começou em abril de 2012 a construção o túmulo que deve garantir a segurança da usina nos próximos cem anos.

O atual cubo de concreto, que foi construído pelos soviéticos, está cheio de fendas de até cem metros e buracos por onde sai água radioativa, o que torna a necessidade de um novo premente, segundo o Greenpeace.

O novo sarcófago será de metal, terá forma de arco, 257 metros de comprimento, 150 de largura e 108 metros de altura.

Uma vez construído o arco, será possível desmantelar o velho sarcófago, cujos destroços serão armazenados junto do combustível nuclear em outra instalação nas imediações. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.