Poroshenko vota por Ucrânia “europeia” em eleições legislativas

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 11h59

Kiev, 26 out (EFE).- O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, votou neste domingo em Kiev por uma Ucrânia “europeia” nas eleições legislativas, horas após acompanhar o andamento da votação em plena zona de conflito na região oriental de Donetsk.

“Votei pelo futuro, por um desenvolvimento europeu, pela renovação do poder. Espero que o povo ucraniano faça uma escolha responsável”, disse Poroshenko ao depositar ao votar no centro de Kiev.

Em uma rápida viagem de helicóptero, Poroshenko visitou a cidade de Kramatorsk, antigo reduto rebelde reconquistado pelas forças leais a Kiev, e retornou à capital ucraniana para votar.

“Espero ser capaz de formar uma forte coalizão europeísta, ucraniana e democrática. Tenho certeza que teremos um novo governo, uma nova coalizão e um novo parlamento”, acrescentou.

Segundo as pesquisas, o Bloco Petro Poroshenko desponta como o grande favorito à vitória no pleito, embora seu objetivo seja conseguir a maioria constitucional (300 das 450 cadeiras) para introduzir as reformas demandadas pelo Ocidente.

Poroshenko já tem pronto um “projeto de coalizão” e um programa, cujo objetivo é que a Ucrânia esteja preparada para solicitar a entrada na União Europeia em 2020.

Horas antes, o líder ucraniano afirmou que tinha ido a Kramatorsk “para defender o direito ao voto dos militares”, ao se referir aos soldados na zona da operação antiterrorista para combater as milícias pró-russas.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) reconheceu neste domingo que nos 17 colégios eleitorais sob controle de Kiev em Donetsk e Lugansk nem todos os locais de votação foram abertos devido à insegurança ou à ausência de autoridades eleitorais.

Devido ao boicote dos separatistas pró-Rússia nas duas regiões, menos da metade dos mais de cinco milhões de eleitores chamados às urnas poderão exercer o direito ao voto.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.