Porta-voz de Obama não descarta visita de Raúl Castro à Casa Branca

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 17h30

Washington, 18 dez (EFE).- O porta-voz do presidente Barack Obama, Josh Earnest, não descartou nesta quinta-feira que o líder cubano, Raúl Castro, possa visitar a Casa Branca, após o início de um processo de restabelecimento das relações bilaterais.

“Não descartaria uma visita do presidente Castro”, comentou Earnest em sua entrevista coletiva diária, embora tenha esclarecido que, neste momento, não há nada programado nem nenhum convite oficial.

Obama e Raúl anunciaram ontem um acordo para normalizar as relações bilaterais após 53 anos de antagonismo, que foi qualificado de “histórico” e respaldado unanimemente pelos outros países da América Latina, mas despertou também críticas entre setores do Partido Republicano nos EUA e do exílio cubano.

Em janeiro a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, liderará uma viagem a Cuba de funcionários americanos para a próxima rodada de diálogo migratório, a primeira missão de alto nível a Cuba.

Nesta quarta-feira, após o anúncio do acordo histórico, Earnest também não descartou que Obama visite Cuba nós próximos dois anos que tem de mandato.

“Se houver uma oportunidade para o presidente visitar (a ilha), tenho certeza que não a rejeitaria”, indicou o porta-voz.

“Certamente, não descartaria uma visita presidencial”, acrescentou Earnest ao esclarecer, no entanto, que não há nenhuma viagem prevista por enquanto.

Nesta terça-feira Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, falaram por telefone para fechar o acordo para recompor suas relações e essa conversa, que durou aproximadamente uma hora, foi a primeira entre os líderes dos dois países em mais de meio século. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.