Povoados marroquinos estão isolados por causa da neve ou das inundações

  • Por Agencia EFE
  • 30/11/2014 00h31

(corrige título)

Rabat, 30 nov (EFE).- Duzentas e cinquenta localidades do Marrocos estão isoladas por causa das nevascas ou pelas inundações causadas por fortes chuvas, segundo informou neste domingo (data local) o Ministério do Interior do país.

As 250 localidades, cuja população não é detalhada, vão ser abastecidas “em um prazo breve” com gêneros de primeira necessidade e mantimentos diversos, segundo as instruções dadas pelo rei Muhammad VI.

Várias regiões do sul do Marrocos, particularmente as regiões ao sul do Alto Atlas, em torno das cidades de Uarzazate, Guelmim e Tata, sofreram na última semana inundações de uma magnitude desconhecida em décadas, que deixaram cerca de 40 pessoas mortas por afogamento e milhares de afetados.

As escolas fecharam em várias províncias, muitos diques de contenção se romperam, há várias estradas fechadas devido à cheia dos rios, que levaram pela frente pontes e quilômetros de asfalto, e centenas de pessoas (incluindo alguns turistas) foram evacuadas em helicóptero ou por estradas alternativas até lugares mais seguros.

Em grande parte do Marrocos, os rios são leitos secos que só trazem água na época de chuvas, e não são capazes de absorver as cheias impetuosas causadas por estas fortes chuvas, por isso que transbordam com certa facilidade, embora nunca com a gravidade do acontecido esta vez.

O ministro do Interior Mohammed Hasad foi para as regiões atingidas para coordenar as operações de salvamento e evacuação, enquanto o Ministério da Saúde enviou 300 ambulâncias e 500 médicos de reforço para estas regiões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.