PP está à frente para eleições na Espanha, e novos partidos enfraqueceram
Madri, 5 ago (EFE).- O Partido Popular (PP, de centro-direita) obteria 28,2% dos votos se as eleições fossem hoje, e aumentou a distância dos socialistas do PSOE, o principal da oposição.
Segundo a última pesquisa do Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS) publicada nesta quarta-feira, o PP aumentou a distância do PSOE em 3,3 pontos, apesar de as intenções de voto para os socialistas também terem subido, para 24,9%.
A pesquisa, elaborada entre 1 e 9 de julho, depois da formação das prefeituras e dos governos regionais após as eleições de 24 de maio, reflete a perda de força dos partidos Podemos e Ciudadanos, que se apresentaram pela primeira vez a esses pleitos em toda a Espanha.
Podemos, a formação de esquerda criada em 2014, caiu para 15,7% das intenções de voto, e Ciudadanos (mais ao centro) também, para 11,1%.
A pesquisa aponta para um fortalecimento do bipartidarismo, já que a soma do PP e do PSOE alcançaria 53,1% contra 49,9% em abril, antes das eleições municipais e regionais.
Por ora, os chamados partidos emergentes perderam folêgo após terem tido um importante avanço nos últimos meses, que fez questionar o tradicional bipartidarismo na Espanha, protagonizado por PP e PSOE.
O Podemos passou de 23,98% de intenções de voto em janeiro para 15,7% de julho e Ciudadanos, que disparou na pesquisa de abril de 3,1% para 13,8%, desceu para 11,1%.
Mariano Rajoy, presidente do Governo e líder do PP tem 2,61 pontos de avaliação.
O CIS também analisou as preocupações dos espanhóis, e o desemprego ocupa a primeira posição para 78,8%, seguido pela corrupção, a principal questão para 43,7%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.