PPE vence eleições na Eurocâmara com 212 cadeiras, segundo estimativas
(Atualiza com novos números).
Bruxelas, 25 mai (EFE).- O Partido Popular Europeu (PPE) venceu neste domingo as eleições para o Parlamento Europeu e se transformará na principal força da Eurocâmara com 212 cadeiras, segundo as estimativas preliminares.
A Aliança dos Socialistas e Democratas (S&D) será o segundo grupo com mais presença no plenário europeu com 185 cadeiras, enquanto os liberais do ALDE conseguirão 71 representantes.
A quarta força, os Verdes europeus, obtiveram 55 cadeiras, uma redução de apenas dois representantes em relação à situação atual.
Por sua parte, os Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) alcançam 40 cadeiras (uma perda notável em respeito aos 57 com os quais contavam até agora), segundo esses dados preliminares.
A Esquerda Unitária Europeia (GUE) obteve 45 cadeiras frente às 35 com as quais contava até agora, em parte graças à vitória do Syriza na Grécia, que fará parte desse grupo parlamentar.
Já o grupo Europeu da Liberdade e a Democracia (EFD) conseguirá um ligeiro aumento chegando às 36 cadeiras.
O grupo dos Não Inscritos, ao qual pertence a Frente Nacional da França, que alcançou 25% dos sufrágios, aumentará dos 33 membros atuais para 40, segundo estes dados.
Além disso, 57 eurodeputados de partidos ainda não ligados a nenhum grupo parlamentar também entraram na Eurocâmara. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.