Praias adotam pulseirinhas de identificação para crianças neste verão
Em mais um verão lotado de turistas, as praias do litoral brasileiro adotam pulseirinhas de identificação para crianças.
Com esse aumento expressivo do número de visitantes, o objetivo é diminuir o desaparecimento de menores durante o período.
As praias de Pitangueiras e Astúrias, no Guarujá, já integram a ação há quatro anos e devem distribuir 15 mil pulseiras para a criançada.
O coordenador de Projetos Comunitários da Guarda Civil Metropolitana, Jurandir Canfild, explica como o turista pode se cadastrar. “Nós instalamos tendas nas areias e cada tenda possui um identificador, uma bandeira de uma cor, e ajuda a funcionar como um ponto de referência. Lá as famílias fazem um cadastro”, comenta.
Integrando a ação há dois anos, a polícia de Florianópolis, em Santa Catarina, vai distribuir até o fim do verão cerca de 40 mil pulseirinhas de identificação.
Falando à repórter Cris Santos, a secretária de Turismo de Florianópolis, Luciani Camiloti, relata outras formas de cadastro. Entre elas está a disponibilização de pulseirinhas com os guarda-vidas e bombeiros, barracas de ambulantes, restaurantes e hotéis.
Luciani Camiloti reforça que o mais importante é a conscientização dos pais e responsáveis sobre a ação.
A Secretaria de Turismo alerta que uma criança perdida na praia pode se tornar desaparecida, tornando a situação irreversível.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.