Preço do petróleo continua empurrando moeda cazaque a novos valores mínimos

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 14h00

Astana, 18 set (EFE).- A cotação do tenge, moeda nacional do Cazaquistão, se prevê que chegue no final do ano 350 por dólar, segundo o especialista em temas econômicos, Kanat Nurov.

O país eurasiático liberou no mês passado o câmbio de moeda que nesse momento era de 170 para 198 tenges por dólar, a favor de uma taxa de câmbio de livre flutuação.

“Vamos chegar ao nível de US$ 1 por 350 tenges quando nossa moeda nacional atingir 5 para 1 de paridade com o rublo russo, da mesma forma que tivemos no ano passado,” garantiu o especialista.

“O rublo está ligado aos preços do petróleo e a taxa de câmbio do tenge ao rublo russo “, disse Nurov em entrevista à Agência Efe.

O primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, anunciou no dia 20 de agosto que o país tinha decidido basear a taxa de câmbio na oferta e na demanda do mercado e levar em conta os atuais fatores fundamentais macroeconômicos internos e externos

“A pressão sobre o tenge foi constante desde então, e na quarta-feira passada a taxa de câmbio do dólar subiu a um recorde histórico de 301 tenges”, concluiu Nurov.

O diretor da empresa de consultoria Almagesto, Aidarkhan Kusainov, estimou que “a taxa de câmbio rondará no final do ano os 280-300 tenges”.

“Esta semana, o período de incerteza terminou. Uma oscilação em torno de 280-300 tenges por dólar se manterá até o final do ano”, disse Kusainov à EFE.

“Quando o pânico momentâneo passar, a taxa se ajustará”, acrescentou.

“Devido ao aumento da volatilidade da taxa de câmbio do tenge, que se deve às operações especulativas no mercado de divisas, o Banco Nacional decidiu intervir para estabilizar a mudança no mercado local,” afirmou o Banco Nacional do Cazaquistão em comunicado, divulgado no final desta quinta-feira.

“O volume das intervenções cambiais do Banco Nacional de 16 de setembro de 2015 chegou a US$ 144”, acrescentou o comunicado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.