Preço do petróleo deve cair com fim da sanção ao Irã

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2016 08h22
EFE Ministro das relações exteriores do Irã

Neste sábado (16), os Estados Unidos e a União Europeia confirmaram que o Irã cumpriu com as obrigações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e informaram que as sanções econômicas contra o país islâmico serão suspensas.

O fim das sanções deve derrubar ainda mais o preço do petróleo. O país, que detém 10% de todo petróleo do mundo deve retornar com força ao mercado, exportando 500 mil barris de petróleo diariamente. Segundo o jornal “Financial Times”, imagens de satélite mostram de 19 a 24 navios prontos para zarpar na costa iraniana.

O motivo da queda nos preços se deve ao excesso de oferta. Na sexta-feira, com o iminente retorno do Irã ao mercado de exportação de petróleo, a cotação tipo Brent, referência internacional, teve uma queda de 6% e fechou em US$ 28,94.

Entretanto, existem dúvidas sobre a capacidade do Irã de voltar rapidamente ao mercado. As sanções afetaram significativamente os investimentos no setor no país, provocando cancelamentos e postergações de projetos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.