Prefeita de Cubatão usa boina de Che em ato contra demissões da Usiminas

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2015 13h43
Divulgação/ Prefeitura de Cubatão Centenas de pessoas se concentraram no Paço da Prefeitura de Cubatão

A prefeita de Cubatão Marcia Rosa (PT) desfilou em um carro de som de sindicalistas nesta quarta-feira (11) e gritou a favor dos manifestantes que protestaram contra o anúncio da Usiminas de interromper a fabricação de aço na cidade litorânea paulista. Se confirmada, a decisão provocará a perda de 4 mil empregos diretos, mais 4 mil indiretamente, de funcionários de empresas que prestam serviços à siderúrgica, segundo Rosa.

O que chamou à atenção, porém, foi o traje da chefe do Executivo local. A prefeita subiu no carro de som vestindo uma boina militar com a bandeira de Cuba e a foto de Che Guevara.

Marcia Rosa gritava palavras de ordem como: “Povo unido é povo forte, não teme a luta, não teme a morte”. A prefeita não comentou a crise financeira do País. Rosa também já havia decretado ponto facultativo para aumentar o apoio de servidores aos manifestantes.

O protesto terminou em frente à Prefeitura da cidade, com a maior concentração de pessoas. Não foram registrados novos incidentes, diferente do que aconteceu pela manhã, em frente à sede da Usiminas.

Por volta das 7h, quando 200 pessoas protestavam, a tropa de choque da PM arremessou bombas de gás lacrimogêneo, de pimenta e disparou tiros de bala de borracha. Manifestantes tentaram impedir que um ônibus de funcionários da Usiminas adentrasse a fábrica.

A tentativa impediu a realização de uma assembleia programada para a sede da empresa.

A polícia possuía uma ordem judicial para estabelecer um perímetro de segurança e, segundo o capitão Daniel de Oliveira, havia a licença para utilizar a força, se necessário.

Além da Prefeitura, o ato conta com o apoio do Sindicato da Construção Civil (Sintracon), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de vários prefeitos da região.

Com informações do repórter Jovem Pan no litoral Guilherme Amaral

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.