Prefeito de Barcelona diz que veto ao referendo afasta catalães da Espanha
Rio de Janeiro, 9 abr (EFE).- O prefeito de Barcelona, Xavier Trias, afirmou nesta quarta-feira que o veto da Câmara dos Deputados da Espanha à proposta para a realização de um referendo sobre a soberania da Catalunha afasta ainda mais os habitantes da região autônoma do restante dos espanhóis.
“Acho que o Congresso realizou ontem uma votação que afasta o povo da Catalunha do Estado espanhol”, afirmou à Agência Efe no Rio de Janeiro, onde Trias assinou hoje um acordo de cooperação com autoridades municipais.
“Foi uma pena, uma pena”, acrescentou o dirigente nacionalista da Convergência Democrática da Catalunha (CDC).
Segundo o prefeito de Barcelona, a decisão da Câmara dos Deputados de impedir a consulta ameaça todas as tentativas para reduzir a desconfiança entre Catalunha e Espanha.
“Acho que tentar evitar o exercício democrático do voto é um erro tremendo. É um grande equívoco”, acrescentou.
Para Trias, os passos que serão tomados agora pelas autoridades da região autônoma serão definidos por seu presidente, Artur Mas.
“Provavelmente teremos que votar no parlamento da Catalunha uma lei de consultas para que se possa fazer a consulta”, afirmou.
A Câmara dos Deputados da Espanha rejeitou ontem por 299 votos contra 47 e com uma abstenção a proposta do Parlamento da Catalunha de realizar um referendo soberanista em 9 de novembro. EFE
cm/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.