Prefeito de Bogotá chama suspensão de sua destituição de vitória democrática

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 03h28

Bogotá, 23 jan (EFE).- O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, classificou nesta quinta-feira como uma “vitória democrática” contra a “tirania” a suspensão temporária de sua destituição e inabilitação por 15 anos por um tribunal colombiano.

“Temos uma vitória democrática transitória, mas valiosa. A Justiça e o povo impedem a tirania. Viva a paz e a democracia”, expressou Petro através do Twitter.

O Tribunal Administrativo do departamento de Cundinamarca suspendeu de forma transitória a sanção imposta contra Petro no dia 9 de dezembro do ano passado pela Procuradoria Geral do país, que na Colômbia exerce a função de Ministério Público e de controle disciplinar dos funcionários do Estado, inclusive os eleitos por votação popular.

A Procuradoria emitiu um comunicado no qual dizia “respeitar e acatar” a decisão judicial, mas anunciou que vai recorrer diante da máxima instância administrativa, conhecida na Colômbia como Conselho de Estado.

O prefeito de Bogotá, eleito por votação popular, foi destituído pelo procurador-geral, Alejandro Ordóñez, por suposta má gestão de uma crise na coleta de lixo da cidade em dezembro de 2012, mas a sentença ainda não se tornou efetiva.

Enquanto o processo avança na Justiça, Petro ainda precisa passar por uma consulta popular, provavelmente no dia 2 de março, para validar ou revogar seu mandato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.