Prefeito de NY confirma identidade de dois dos sete mortos em explosão

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 15h43

Nova York, 13 mar (EFE).- O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, confirmou nesta quinta-feira a identidade de dois dos sete mortos na tragédia da quarta-feira no bairro do Harlem, quando uma explosão de um sistema de gás derrubou dois prédios, e de várias pessoas desaparecidas.

“Dos sete mortos confirmados, duas já foram identificadas, Griselde Camacho e Carmen Tanco”, disse o prefeito em entrevista coletiva em que indicou que as operações de resgate continuam e que ainda há esperança de encontrar a alguém com vida.

De Blasio explicou que a identidade do resto de vítimas não foi divulgada ainda à espera da notificação dos parentes, e ressaltou que qualquer pessoa afetada pela tragédia receberá ajuda “sem importar seu status migratório”.

O prefeito detalhou que as autoridades evacuaram 89 apartamentos e três estabelecimentos na região da explosão, no coração do bairro latino no Harlem, e 66 pessoas passaram a noite em um centro de abrigo temporário.

Sobre as vítimas, o Departamento de Bombeiros confirmou que até o momento foram encontrados sete corpos, o último deles de um homem, localizado no começo da manhã.

Já o Departamento de Polícia indicou que há cinco desaparecidas e confirmou a identidade de três dos sete mortos: Griselde Camacho e Carmen Tanco, ambas de origem porto-riquenha, e Rosaura Hernández Barrios, de ascendência mexicana.

Junto do prefeito compareceu a presidente do Conselho Municipal, Melissa Mark-Viverito, que lembrou que uma ordem executiva na cidade impede as autoridades de perguntar pelo status migratório, por isso pediu que as pessoas “não terem medo de buscar ajuda”.

De Blasio explicou também que a qualidade do ar está sendo medida, enquanto isso o Departamento de Saúde da cidade recomendou que vizinhos do ponto mais próximo não saiam de casa e mantenham as janelas fechadas.

A violenta explosão aconteceu as 09h30 (local, 10h30 em Brasília) no coração do bairro latino no East Harlem, apenas quinze minutos depois de um morador chamar a empresa ConEdison para alertar sobre um forte cheiro de gás na vizinhança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.