Prefeito eleito de Londres critica visão “ignorante” de Trump sobre islamismo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/05/2016 10h40
EFE Sadiq Khan

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, criticou, nesta terça-feira (10), a visão “ignorante” do islamismo do pré-candidato republicano norte-americano Donald Trump. O empresário dos EUA sugeriu que Khan poderia ser uma exceção em sua proposta de impedir temporariamente que muçulmanos entrassem no país.

No ano passado, Trump propôs uma proibição “total e completa” de entrada de muçulmanos estrangeiros nos EUA, “até que nossos representantes possam descobrir que diabos está acontecendo”. Questionado sobre se a política afetaria o primeiro prefeito muçulmano de Londres, Trump disse ao jornal The New York Times que “haverá sempre exceções”.

Khan disse, porém, que “isso não é sobre mim, é sobre meus amigos, minha família e todos que vêm de uma origem similar à minha, seja quem for no mundo”. Em comunicado, o primeiro prefeito de origem islâmica da história da capital britânica disse que a visão “obtusa” de Trump sobre o islamismo pode tornar os EUA e também o Reino Unido menos seguros, com o risco de isolar muçulmanos pelo mundo e lançá-los sobre a influência de extremistas.

Nascido em Londres e filho de imigrantes paquistaneses, Khan foi eleito para alcaide, na semana passada, por larga margem, após campanha na qual seu rival conservador, Zac Goldsmith, acusava-o de ter plataformas comuns com extremistas islâmicos. Ex-advogado de direitos humanos e parlamentar do Partido Trabalhista, Khan acusou Goldsmith de tentar assustar e dividir os eleitores em uma cidade multicultural de 8,6 milhões de habitantes, mais de 1 milhão deles muçulmanos.

Trump disse ter ficado “feliz em ver” a vitória de Khan e desejou a ele sucesso no posto. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.