Prefeitura apresenta proposta para ampliação de rodízio de veículos em São Paulo

  • Por Agencia Brasil
  • 09/01/2014 19h05

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), órgão da prefeitura paulistana, divulgou hoje (9) uma proposta de ampliação do rodízio de veículos em mais 371 quilômetros de vias, principalmente grandes avenidas classificadas como arteriais. Com a ampliação do rodízio, a CET estima que a lentidão na cidade cairia 13% e que a velocidade média subiria 8,5%, de 18,9 quilômetros por hora (km/h) para 20,5 km/h.

Atualmente, o sistema restringe a circulação de veículos em uma área de 150 quilômetros quadrados chamada de centro expandido, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Os números finais das placas dos carros, sendo dois números por dia, determinam os automóveis que são afetados pela medida.

A proposta será levada para apreciação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da Cidade de São Paulo na próxima quarta-feira (15). “É a forma mais democrática de se tratar esta questão bastante polêmica e que vai mexer com a rotina de milhares de pessoas. Este é o primeiro passo. Queremos debater com a sociedade e especialistas, não impor nada”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Caso seja aprovada, a ampliação do rodízio poderá começar a ser implementada em março.

O Conselho de Transportes também deverá discutir em sua próxima reunião a proibição da circulação de táxis nos corredores de ônibus. Os táxis podem usar as faixas exclusivas quando transportam passageiros. No entanto, um estudo da Secretaria Municipal de Transporte, apresentado em novembro, mostra que os táxis reduzem em até 30% a velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas. O Ministério Público já recomendou que a prefeitura proíba os táxis de trafegarem pelos corredores.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.