Prefeitura de Campinas pede ajuda para combater a dengue

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2014 08h41

A prefeitura de Campinas pediu ajuda da Força Nacional para combate à dengue e investiga mais quatro casos de morte por suspeita da doença. Em meio a epidemia, o município paulista contabiliza nesse ano 5.016 registros, número que, de acordo com as autoridades, poderá aumentar.

Cerca de 100 homens do Exército receberam treinamento para trabalhar na cidade contra os focos do mosquito transmissor. A dengue já causou a morte de uma pessoa em Campinas: uma idosa de 69 anos que faleceu há cinco dias.

Os exames feitos nas outras quatro possíveis vítimas foram encaminhados ao Instituto Adfolfo Lutz. O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, ressaltou a ação mais importante no momento, além do combate ao mosquito.

*Ouça os detalhes no áudio

Souza lembrou que a Justiça autorizou os agentes de saúde a entrar em locais fechados ou abandonados. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, argumentou que a cidade faz o que pode para combater a dengue.

De acordo com a prefeitura de Campinas, as equipes já visitaram 120 mil imóveis, mas não conseguiram vistoriar 49 mil. O infectologista Ésper Kallás espera uma queda dos casos de dengue até o meio do ano.

Kallás acrescentou que só com uma vacina será possível combater o mosquito. A dengue tem quatro tipos e o último o mais recente, pode acometer quem já teve a doença.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.