Prefeitura de Lima apoia atriz que denunciou assédio sexual em ônibus público

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2014 01h34

Lima, 30 mai (EFE).- A Prefeitura de Lima apoiou publicamente a atriz e cantor peruana Magaly Solier, que denunciou ter sido assediada sexualmente em um ônibus da rede de transporte público da cidade, e irá ajuda-la a identificar o agressor.

A equipe da Protransporte, empresa municipal que administra o sistema de ônibus Metropolitano, entrou em contato com Solier para que ela observe vídeos de segurança e tente identificar o agressor.

A atriz, protagonista do filme “A mama assustada” de Claudia Llosa, único filme indicado ao Oscar, contou entre lágrimas que um homem parou atrás dela, enquanto viajavam em um ônibus, e começou a se masturbar sem que nenhum passageiro se mexesse nem detivesse o agressor.

Ao desembarcar Solier deu um tapa no homem e desceu, sem encontrar um policial que pudesse ajudá-la.

No comunicado, a prefeitura disse que “rejeita e condena todo ato de violência e assédio contra as pessoas em geral”, mais ainda se estes casos “acontecem nas dependências e ônibus do Metropolitano”.

“A Área de Segurança da Protransporte, com apoio dos soldados do serviço individualizado da Polícia Nacional do Peru, continuarão realizando operações surpresa nos ônibus do Metropolitano, com a finalidade de proteger a segurança dos usuários deste serviço”, assinalou o comunicado.

A Defensoria Pública solicitou a Protransporte que adote “medidas de segurança eficientes” para proteger os passageiros do Metropolitano de assédio sexual e pediu que os protocolos de segurança para atender às cidadãs assediadas sejam atualizados, e acrescentou que iniciou uma investigação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.