Prefeitura de São Paulo promete reduzir a menos da metade fila por vagas em creches até fevereiro
Após atingir recorde negativo em novembro, prefeitura promete reduzir a menos da metade fila por vagas em creches até fevereiro de 2015. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 187.500 crianças de zero a três anos estavam fora da escola no mês passado.
A pasta afirma que 120 mil crianças deverão ser matriculadas nos próximos meses e que a fila deverá cair para 70 mil no início do ano que vem. O secretário de Educação, César Calegari, disse que o recorde ocorreu também devido a procura por pais que tinham filhos em escolas particulares.
*Ouça os detalhes no áudio
Em razão da dificuldade por conseguir vagas em creches, muitas famílias entram na Justiça para conseguir matricular os filhos. O defensor público, Antônio Machado Neto, espera que a prefeitura cumpra a determinação do Tribunal de Justiça de criar 105 mil vagas até o fim de 2016.
A coordenadora-geral do Todos pela Educação lembra que as cidades serão obrigadas a matricular metade das crianças menores de três anos até 2016. Alejandra Velasco disse a Anderson Costa que as creches são importantes para o desenvolvimento das crianças, principalmente daquelas mais vulneráveis.
A prefeitura de São Paulo afirma que pouco mais de 30 mil crianças foram matriculadas na rede municipal de ensino na atual gestão. A meta da administração municipal é construir 243 novas creches na cidade até o fim de 2016.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.