Prefeitura do Rio inaugura 8ª Nave do Conhecimento

  • Por Agencia Brasil
  • 08/05/2014 15h29

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, inaugurou na manhã de hoje (8) uma Nave do Conhecimento, no Bairro Carioca, em Triagem, zona norte da cidade. O espaço  vai oferecer internet gratuita e diversos cursos na área de tecnologia da informação.

O objetivo da Nave do Conhecimento é integrar a população carioca ao mundo digital. As sete Naves estão distribuidas pela capital fluminense: Santa Cruz, Padre Miguel e Vila Aliança, na zona oeste; Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília, na zona norte.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, explicou que as Naves oferecem desde cursos básicos de inclusão digital até os mais avançados, como robótica.

Leia também outras notícias em Tecnologia

“As Naves trabalham todas em rede de cursos à distância e integrados. Nós já temos hoje cursos que vão desde a parte mais básica até robótica, realidade aumentada. Esta Nave aqui é diferenciada porque estamos consolidando um grande projeto: Rio Digital 15 Minutos”, disse o secretário.

Ainda segundo Coelho, não há idade miníma para que as pessoas da comunidade participem do curso.

“Estes cursos não têm idade. Temos um caminho de formação tecnológica de ensino médio. Temos cursos mais avançados que é quase uma pós-graduação de tecnólogos. Este caminho atende os jovens e adultos. A criatividade não tem idade”, disse.

O novo espaço é chamado de Nave do Conhecimento de Triagem Santiago Andrade, em homenagem ao repórter cinematográfico morto durante a cobertura de uma manifestação, no centro do Rio, em fevereiro deste ano.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes disse que a morte do cinegrafista servirá como limite para as próximas manifestações.

“Eu acho que a morte do Santiago foi uma demonstração de intolerância, de uma incapacidade para se viver em um ambiente democrático, em que as pessoas podem contestar, podem se manifestar, podem dar as suas opiniões, mas as pessoas não podem cometer ilegalidades, vandalismos e, muito menos, matar outras pessoas”, explicou.

Edição: Valéria Aguiar

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.