Prefeitura vai construir ciclovias em 12 pontes das marginais até o fim de 2015
A Prefeitura de São Paulo vai construir ciclovias em 12 pontes das marginais até o fim de 2015. O projeto apresentado nesta terça-feira contempla quase a metade das 28 pontes que cruzam a marginal Pinheiros e Tietê.
A Secretaria de Transportes criou dois grupos de pontes para ciclovias: há aquelas que precisam apenas de pintura e as que requerem obras maiores. Entre as que terão intervenções simples estão a General Milton Tavares de Souza, Vila Maria, Julio de Mesquita Neto e Vitorino Goulart da Silva. As pontes que requerem obras maiores são a Aricanduva, Vila Guilherme, Cruzeiro do Sul, Bandeiras, Casa Verde, Limão, Remédio e Jurubatuba.
De acordo com o prefeito Fernando Haddad, o objetivo disso será ampliar a segurança dos ciclistas nas travessias de pontes.
“É arriscado ainda. Nós temos que trabalhar, tanto pro pedestre quanto para o ciclista, o tópico da segurança. Eu acho que o plano que o Tatta apresentou aqui, de dois lotes de pontes que vão receber tratamento já é uma resposta nessa direção, mas nós não podemos nos deter nisso. Daqui pra frente, toda ponte tem que ser pensada”, disse o prefeito.
A Secretaria de Transportes admitiu que, em algumas pontes, poderá ter estreitamento de faixas, mas negou que isso poderá prejudicar o trânsito. A expectativa é que a primeira ponte a receber uma faixa para bicicletas seja a da Casa Verde, onde a ciclovia será criada na calçada.
*As informações são do repórter Anderson Costa
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.