Prefeitura vai criar faixa de ônibus em ruas paralelas à Paulista

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/05/2016 08h33
São Paulo- SP- Brasil- 03/02/2016- A revitalização do corredor de ônibus Inajar de Souza beneficia diariamente 201 mil pessoas. O trajeto que liga o Terminal Cachoeirinha, na zona norte, à região central da capital recebeu 14,6 quilômetros de pistas com novo piso e 28 novas paradas de ônibus, além de 3 quilômetros de ciclovia e 2,9 quilômetros de pista de caminhada. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quarta-feira (3) os resultados da obra e testou a viagem de ônibus da Freguesia do Ó até o Largo do Paissandu. “Nós já entregamos cerca de 40 quilômetros de corredores e 490 quilômetros de faixas exclusivas. A cidade hoje está tirando o ônibus do congestionamento. Na medida em que forem liberados os recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], nós vamos transferir os ônibus da faixa à direita para o corredor à esquerda, porque do ponto de vista urbanístico a cidade fica mais organizada”, afirmou Haddad, durante a viagem na linha 9500-10 (Terminal Cachoeirinha - Paissandu). Com a intervenção, o deslocamento entre o terminal e a região central leva atualmente entre 20 e 30 minutos. O novo pavimento rígido instalado no corredor tem mais durabilidade e é mais adequado à alta circulação dos veículos e às frenagens nos pontos. Cerca de 30 linhas de ônibus foram beneficiadas com as obras. “Com esta estrutura, a Inajar de Souza passa a admitir verticalização, porque quando há a instalação do corredor, pelo plano diretor, pode verticalizar. É um ganho para a zona norte, que vai receber investimentos imobiliários com o transporte de massa garantido”, disse Haddad. O asfaltamento das demais faixas das avenidas por onde passa o corredor também foi renovado. A reforma foi realizada não só na avenida Inajar de Souza, mas também nas avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Gianotti, Ordem e Progresso, Rudge, Rio Branco, no Largo do Paissandu e no Terminal Praça dos Correios. Todas as 28 pa Fabio Arantes / Secom Corredor de ônibus

Até o fim de maio, a Prefeitura de São Paulo vai criar uma faixa exclusiva para ônibus aos domingos nas ruas paralelas à Avenida Paulista. Entre 10h e 18h, período em que a via permanece fechada para veículos e aberta para pedestres. A Alameda Santos e a Rua Cincinato Braga, que se transforma em São Carlos do Pinhal, vão ganhar uma faixa à direita somente para o tráfego dos coletivos.

O projeto está em fase de conclusão na Companhia de Engenharia do Tráfego (CET). “Já está no departamento de sinalização para executar”, disse o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, nesta quarta-feira (4).

Na Alameda Santos, para que os ônibus possam circular livremente na faixa da direita, a Prefeitura vai retirar zona azul, estacionamentos de bicicleta, pontos de táxi e caçamba. A estratégia é resolver o gargalo formado nas ruas paralelas com o bloqueio da Paulista para veículos aos domingos.

“Estamos tirando e arrumando um outro lugar para estacionamento de bicicleta, ponto de táxi e zona azul, para deixar livre aos ônibus no domingo. Tem um pequeno congestionamento de carros e ônibus ali. Se você tem uma faixa que não é usada em função de ponto de táxi ou de bicicleta, pode, eventualmente, levá-los para as transversais e, assim, liberar ônibus”, explicou Tatto. 

O secretário defende que o trânsito vai melhorar a fluidez inclusive dos carros, já que não disputarão mais espaço com os ônibus. “Nossa experiência com intervenções em faixas exclusivas demonstrou que melhora a fluidez para carro porque, no gargalo, o ônibus tem o lugar dele. Quando você libera uma faixa para ônibus, a circulação melhora para todos”, afirmou.

A medida faz parte do programa Resgate ao Ônibus, com o objetivo de retira-los do congestionamento. Aos domingos, 17 linhas de ônibus trafegam na Alameda Santos e 15 percorrem a Rua Cincinato Braga.

Linhas de ônibus

Alameda Santos

107T/10 “Metrô Tucuruvi – Terminal Pinheiros”

175P/10 “Metrô Santana – Ana Rosa”

477A/10 “Sacomã – Term. Pinheiros”

478P/10 “Sacomã – Pompéia”

508L/10 “Term. Princesa Isabel – Aclimação” (Circular)

669A/10 “Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel”

715M/10 “Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora”

857P/10 “Terminal Campo Limpo – Paraíso”

857R/10 “Term. Campo Limpo – Aclimação”

874T/10 “Ipiranga – Lapa”

875A/10 “Aeroporto – Perdizes” (via Aratãs)

875H/10 “Term. Lapa – Metrô Vila Mariana”

875M/10 “Aeroporto – Metrô Barra Funda”

917H/10 “Terminal Pirituba – Metrô Vila Mariana”

917M/10 “Morro Grande – Metrô Ana Rosa”

930P/10 “Terminal Pq. Dom Pedro II – Terminal Pinheiros”

975A/10 “Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa”

Total 17 linhas

Rua Cincinato Braga

175P/10 “Metrô Santana – Ana Rosa”

477A/10 “Sacomã – Term. Pinheiros”

478P/10 “Sacomã – Pompéia”

6412/10 “Paraisopolis – Paulista” (Circular)

669A/10 “Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel”

805L/10 “Term. Princesa Isabel – Aclimação” (Circular)

857P/10 “Terminal Campo Limpo – Paraíso”

857R/10 “Term. Campo Limpo – Aclimação”

874T/10 “Ipiranga – Lapa”

875A/10 “Aeroporto – Perdizes” (via Aratãs)

875H/10 “Term. Lapa – Metrô Vila Mariana”

875M/10 “Aeroporto – Metrô Barra Funda”

917H/10 “Terminal Pirituba – Metrô Vila Mariana”

917M/10 “Morro Grande – Metrô Ana Rosa”

975A/10 “Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa”

Total 15 linhas.

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