Prefeituras são alvo de hackers que derrubam sistemas de administração das cidades

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2015 13h36
Flickr/powtac Hacker

Prefeituras se tornam alvo de hackers que derrubam sistemas de administração das cidades e exigem resgates para devolver os dados. Os hackers modificam os aspectos internos de dispositivos, programas e redes de computadores e, em alguns casos, com má intenção.

Na cidade de Guaranésia, no sudoeste de Minas Gerais, após os servidores serem violados, uma mensagem pediu o pagamento de US$ 3 mil. O prefeito João Carlos Minchillo recuperou alguns sistemas mas teve que cancelar a festa de aniversário do município, por exemplo.

“Não só no pagamento, mas mesmo antes disso, com a emissão de nota fiscal, com o recebimento de documentos, nós não conseguimos fazer. A coisa é tão grave e tão difícil, que dia 16 é aniversário de Guaranésia e, numa reunião, suspendemos a festa porque não tem condição de fazer”, explicou.

Já a cidade de Pratânia, na região de Bauru, no interior de São Paulo, também teve os sistemas invadidos e decidiu refazer o banco de dados. Falando a Tiago Muniz, o doutor em engenharia pela USP, Marcelo Zuffo, acha que esse tipo de crime vai se tornar cada vez mais frequente.

“Esses incidentes serão tão frequentes quanto outros incidentes criminais que a gente atesta todo dia, sequestros, roubos, extorsão. É muito importante que a sociedade se prepara para essa nova fase da humanidade, que a informática vai atingir todos os domínios da nossa vida”, disse.

Tanto no caso de Guaranésia como no de Pratânia, os prefeitos optaram por não negociar temendo que, mesmo após o depósito, a extorsão continuasse. A Polícia Civil investiga as ocorrências nas duas cidades, mas ainda não foi possível descobrir a origem dos ataques.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.