Premiê afirma que Austrália deve aprender lições com sequestro em cafeteria

  • Por Agencia EFE
  • 15/12/2014 21h12
  • BlueSky

Sydney (Austrália), 16 dez (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse nesta terça-feira (data local) que o sequestro em uma cafeteria de Sydney, que terminou com as mortes do criminoso e dois reféns, deixa lições a serem aprendidas, e expressou suas condolências às famílias das vítimas.

“Há lições que aprender e decidiremos, através da análise deste incidente, quais devem ser aprendidas, mas quero, nesta hora, imediatamente depois da conclusão do sequestro, oferecer palavras de consolo aos envolvidos e reconfortar os australianos”, declarou o governante em entrevista coletiva em Canberra, transmitida pela televisão local.

“Não há nada mais australiano que ir à cafeteria local para tomar o café e é trágico, além das palavras, que as pessoas que façam isto diariamente tenham sido apanhadas neste horrível incidente”, acrescentou Abbott, após mostrar sua solidariedade com as vítimas e seus familiares.

“Em nome de todos os australianos, estendo minhas condolências às famílias dos reféns que morreram ontem à noite”, afirmou Abbott, que anunciou que viajará à cidade de Sydney.

O primeiro-ministro também explicou que o sequestrador, identificado como Man Haron Honis, era conhecido pelas autoridades australianas e tinha “um longo histórico de violência, obsessões extremistas e instabilidade mental”.

“Buscou tapar suas ações com o simbolismo do culto de morte do Estado Islâmico (EI). Tragicamente há gente em nossa comunidade pronta para comprometer-se com a violência politicamente motivada”, comentou Abbott.

As autoridades australianas terão agora que repensar as medidas de segurança nacional após este incidente, que ocorreu apesar de ter endurecido os dispositivos nos últimos meses perante a ameaça jihadista, depois de unir-se à coalizão internacional do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra o EI. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.