Premiê checo renuncia ao cargo em meio a denúncias de corrupção no governo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/05/2017 11h17
MA01 PRAGA (REPÚBLICA CHECA) 02/05/2017.- El primer ministro de la República Checa, Bohuslav Sobotka, anuncia su dimisión y la caída del Gobierno tripartito hoy, 2 de mayo de 2017, en Praga (República Checa), a menos de seis meses de las elecciones generales, debido a las dudas sobre el origen del patrimonio del viceprimer ministro, Andrej Babis. EFE/Martin Divisek MARTIN DIVISEK/EFE Bohuslav Sobotka - efe

O primeiro-ministro da República Checa, Bohuslav Sobotka, anunciou que vai renunciar ao cargo nesta terça-feira, em meio a denúncias de corrupção envolvendo o ministro das Finanças, Andrej Babis.

Sobotka afirmou que irá se encontrar esta semana com o presidente Milos Zeman para submeter a renúncia formal. O motivo teria sido as suspeitas de que Babis, o segundo homem mais rico do país e um adversário político do premiê, teria praticado evasão fiscal no passado.

Babis, conhecido como o “Berlusconi checo”, em alusão ao ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, lidera um movimento centrista que aparece como favorito para vencer as eleições de outubro, o que pode alçá-lo ao cargo de primeiro-ministro. Ele negou as acusações.

O atual premiê disse que poderia demití-lo, mas que isso apenas daria mais tempo para Babis fazer campanha.

Nem Babis nem o presidente Zeman quiseram comentar a renúncia até o momento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.