Premiê da França fala em “milhões de euros” em danos causados pelas inundações

  • Por Estadão Conteúdo
  • 06/06/2016 10h36
VAL105 PARÍS (FRANCIA), 03/06/2016.- Vista general del río Sena en París, Francia, hoy, 3 de junio de 2016. El río Sena a su paso por París superará esta noche su pico máximo esperado y se prevé que pueda alcanzar entre 6,30 y 6,50 metros de altura, debido a las fuertes lluvias caídas a lo largo de la semana que mantienen en alerta naranja trece departamentos en toda Francia, en especial en región parisina. EFE/JEREMY LEMPIN EFE Chuvas França

As inundações que atingiram a França, principalmente a capital, Paris, na semana passada, causaram centenas de milhões de euros de prejuízos, disse o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, nesta segunda-feira (6). No entanto, ele afirmou que o tamanho das destruições ainda não foi avaliado.

Os níveis de água no rio Sena caíram significativamente, já no passado domingo (5), uma vez que as chuvas na região central da França diminuíram nos últimos dois dias, embora as autoridades ainda lutem com as consequências das graves inundações.

Valls disse que o governo criou um fundo de emergência extrema de dezenas de milhares de euros para ajudar pessoas que ficaram desabrigadas após inundações. Serviços de resgate, enquanto isso, estão trabalhando para reabrir estradas e limpar as áreas que foram inundadas.

O governo vai autorizar um decreto para qualificar os temporais como um desastre nacional, na próxima quarta-feira (8), o que irá acelerar os reembolsos de seguros e desencadear garantias governamentais para civis cujos bens tenham sido danificados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.