Premiê da Turquia diz que irá renunciar em 22 de maio, após convenção do partido

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/05/2016 10h24
Fotos Públicas Davutoglu Turquia

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse que irá renunciar ao cargo em 22 de maio, quando deve ocorrer nova convenção do partido. A saída de Davutoglu acontece após 20 meses de governo, num movimento inesperado que reforça a liderança política do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A iminente saída de Davutoglu abre caminho para que Erdogan indique o novo primeiro-ministro, leal a ele, contribuindo para seu objetivo de centralizar o poder exsecutivo do estratégico país da eurásia.

Após uma tensa reunião com Erdogan, na noite de ontem, para discutir as diferenças políticas, Davutoglu disse que iria deixar a liderança de seu partido e abrir caminho para um novo comando na convenção especial que ocorrerá na mesma data estipulada.

O movimento coloca fim aos esforços de Davutoglu de se estabelecer como herdeiro legítimo de Erdogan. Sua partida também priva aliados do país na Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan) de um parceiro crítico que liderou os esforços internacionais para pôr fim à crise dos refugiados alimentada pela guerra na Síria. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.