Premiê de Luxemburgo é primeiro líder da UE a casar-se com pessoa do mesmo sexo

  • Por Agência Brasil
  • 15/05/2015 18h21
EFE Xavier Bettel

O primeiro-ministro de Luxemburgo, o liberal Xavier Bettel, de 42 anos, fez história hoje (15) ao casar-se com seu parceiro de vários anos, o arquiteto belga Gauthier Destenay, de 36 anos. Ele é o primeiro líder em exercício da União Europeia (UE) a exercitar o direito do casamento gay, garantido aos luxemburgueses em janeiro.

O casal chegou sorridente à Câmara Municipal de Luxemburgo por volta das 16 horas (11 horas no Brasil). Foi uma cerimônia simples, mas que despertou grande interesse da imprensa e de curiosos. Amigos do casal, entre eles autoridades ilustres, como o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, participaram do casamento.

Bettel, que nunca evitou perguntas sobre sua orientação sexual, chegou ao poder em dezembro de 2013, depois que seu partido venceu as eleições, encerrando 19 anos de governo de Jean-Claude Juncker, o atual presidente da Comissão Europeia.

Ao fim do casamento, de mãos dadas com Destenay, o primeiro-ministro fez um agradecimento público. “Eu desejo que sejam felizes como sou. Obrigado ao povo de Luxemburgo, obrigado a todos, sem distinção”.

O apresentador de TV francês, Stephane Bern, que participou da cerimônia, disse que foi um casamento simples, mas que teve uma conotação simbólica. “É uma mensagem para os outros, especialmente em um tempo em que a homofobia está crescendo em alguns países europeus. É magnífico que o chefe de um dos governos europeus dê o exemplo. É um direito de todos, no fim das contas”, declarou Bern.

Nas ruas de Luxemburgo, as pessoas não pareciam incomodadas com a decisão do primeiro-ministro. “É normal, eu diria, nada especial. Se ele quer se casar, ele pode se casar. Eu nunca fui corajoso para fazê-lo, nem com um homem, nem com uma mulher”, brincou o luxemburguês Pierre Vitali. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.