Premiê do Japão cancela planos de viajar à China em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 01h58
  • BlueSky

Tóquio, 24 ago (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, cancelou seus planos de viajar a Pequim no próximo dia 3 de setembro com o objetivo de reunir-se com o presidente da China, Xi Jinping, segundo disseram nesta segunda-feira fontes do Executivo à agência japonesa “Kyodo”.

Os meios de comunicação japoneses anteciparam na semana passada que Abe pretendia viajar a Pequim e ter um encontro com Xi após a cerimônia que lembrará o 70º aniversário da vitória na guerra popular chinesa contra o Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial, e à qual o premiê japonês não planejava comparecer.

Finalmente, o primeiro-ministro conservador teria decidido não ir a Pequim nesta data histórica em sinal de protesto pelas atividades militares do gigante asiático no Mar da China Oriental, segundo disseram fontes do governo à “Kyodo”.

O governo chinês, por sua parte, assinalou no último dia 19 que não tinha ciência da suposta visita de Abe, e lembrou que tinha convidado o dirigente japonês a suas atividades comemorativas de 3 de setembro, em comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O evento incluirá vários atos para comemorar a vitória sobre seu vizinho asiático, entre eles um desfile militar e um discurso que Xi dará de manhã na Praça da Paz Celestial.

Tóquio já comunicou a Pequim que Abe não irá à comemoração, e iniciou os contatos para ter um encontro com Xi no marco de alguma das cúpulas internacionais dos próximos meses, como a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York em setembro.

As relações entre as duas potências asiáticas esfriaram nos últimos anos devido às disputas territoriais entre Tóquio e Pequim em torno das ilhas Senkaku/Diaoyu, assim como pelas diferenças na percepção dos atos cometidos pelo Japão imperial na primeira metade do século XIX. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.