Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha anuncia sua 32ª edição

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2014 11h44

Madri, 17 jul (EFE).- A Agência EFE e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) anunciaram nesta quinta-feira a convocação para a 32ª edição dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha.

Divididos nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão, Fotografia e Jornalismo Digital, estes prêmios são dedicados ao reconhecimento dos trabalhos desenvolvido por jornalistas dos 22 países ibero-americanos, além de Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel, Marrocos e Principado de Andorra.

Em paralelo, também se concederá – pela terceira vez – o Prêmio Especial Ibero-americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que conta com o patrocínio da Fundação Aquae.

Além dos Prêmios Internacionais Rei da Espanha, as entidades citadas também convocaram a 11ª edição do Prêmio Don Quixote de Jornalismo, patrocinado pelo grupo Tragsa e que avalia a qualidade linguística e o bom uso do idioma espanhol.

Os trabalhos que estarão aptos aos prêmios em suas distintas categorias são aqueles publicados em língua espanhola ou portuguesa – em mídia impressa, internet ou emitidos por rádio ou televisão -, entre 1º de setembro de 2013 e 31 de agosto de 2014.

Desta forma, os trabalhos deverão ser remetidos à sede central de Efe em Madri, às delegações da Agência Efe nos países que podem participar dos prêmios ou às embaixadas da Espanha nesses mesmos locais antes do próximo dia 30 de setembro.

A decisão do júri será divulgada, previsivelmente, em janeiro de 2015, enquanto os prêmios serão entregues posteriormente pelos Reis da Espanha em um ato em Madri.

No site da Agência EFE (www.efe.com), os interessados podem consultar as bases e as demais informações sobre os prêmios, que – no total – possuem a premiação de 36 mil euros, 6 mil euros em cada categoria, e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

Já o Prêmio Don Quixote de Jornalismo possui a premiação de 9 mil euros e uma escultura comemorativa.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha têm por objeto reconhecer o trabalho dos profissionais do jornalismo de língua espanhola e portuguesa dos países que formam a Comunidade região ibero-americana e das nações com as quais Espanha mantém vínculos históricos.

Na edição anterior, os premiados foram a americana Lourdes Torres e sua equipe, os brasileiros Renata Colombo e Fábio Almeida, os espanhóis Pedro Armestre e José María Irujo, o argentino Fernando Irigaray e o nicaraguense Octavio Enríquez.

A jornalista Martina Bastos ganhou o prêmio Don Quixote de Jornalismo em sua 10ª edição. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.