Prêmio Gabriel García Márquez homenageia repórteres de rua e destaca o Brasil
Medellín (Colômbia), 26 set (EFE).- O festival do Prêmio Gabriel García Márquez prestará uma homenagem aos repórteres de rua em sua terceira edição, que será realizada de 29 de setembro a 1 de outubro na cidade colombiana de Medellín, informaram neste sábado à Agência Efe seus organizadores.
O evento, organizado pela Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI), fundada pelo nobel de Literatura de 1982, contará em suas 35 atividades com a participação de 81 convidados de 18 países, em sua maioria “contadores de histórias” para exaltar este trabalho.
“Quisemos fazer uma homenagem aos repórteres de rua, os que perguntam e não ficam em casa esperando a notícia”, disse à Agência Efe Natalia Algarín, coordenadora de projetos da FNPI.
A homenagem foi iniciada com um desenho da imagem do festival, que destaca “um Gabo em caricatura e ao mesmo tempo mais jovem para que os presentes que não se identificam com o Gabo escritor ou o ganhador do Nobel, mas com o repórter”, detalhou Algarín.
Para manter esse “fio condutor”, os jornalistas Carlos Manuel Álvarez (Cuba), Laura Weffer (Venezuela), Carol Pires (Brasil) e José Luis Sanz (El Salvador) falarão sobre o “desafio de contar histórias” no “convulsionado” continente americano na mesa “Repórteres no América Latina de Hoje”, uma das nove que ocorrerão no evento.
Algarín comentou que outra apostas desta versão do festival está encaminhada a dar um papel protagonista ao Brasil com a inclusão de oito convidados deste país, além da participação de Dorrit Harazim, a ganhadora do “Reconhecimento à Excelência”, premiação especial do Prêmio Gabriel García Márquez.
Harazim, referência do jornalismo brasileiro e ibero-americano, conversará em 30 de setembro sobre sua carreira.
“A intenção é acercar a América Latina que fala espanhol com a que fala português”, disse Algarín, que destacou a presença do brasileiro Eric Nepomuceno, um dos tradutores mais importantes da obra de Gabriel García Márquez.
As quatro categorias do Prêmio Gabriel García Márquez (Texto, Imagem, Cobertura e Inovação) serão agraciadas em 30 de setembro em uma cerimônia na qual estarão presentes como finalistas 12 jornalistas e equipes da Argentina, Espanha, México, Chile, Bolívia, Equador, Brasil e Venezuela. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.