Presidente alemão honrará papel dos soldados soviéticos na libertação

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 09h32

Berlim, 2 mai (EFE).- O presidente alemão, Joachim Gauck, deve lembrar com especial atenção nos atos comemorativos por ocasião do 70° aniversário da derrota do nazismo as conquistas e o sofrimento dos soldados do Exército vermelho.

“Em 8 de maio fomos libertados, não sozinhos, mas também pelos povos da União Soviética. Por isso devemos nosso agradecimento e respeito”, declarou o chefe do Estado germânico em uma uma entrevista publicada neste sábado pelo jornal “Süddeutsche Zeitung”.

O presidente reconheceu que “a lembrança o Exército soviético é ambivalente”, pois “os soldados da ditadura foram libertadores até 1945 e fiadores da ditadura após 1945”.

Gauck se referiu também aos crimes cometidos pelos nazistas contra os prisioneiros de guerra soviéticos e lembra que “dos cerca de 5,5 milhões de soldados soviéticos em mãos da Wehrmacht alemã, menos da metade sobreviveu”.

“Penso que realmente fizemos muito no que se diz respeito a abordar o período nacional-socialista. Mas várias vezes houve grupos de vítimas que não foram levados em conta, entre eles os prisioneiros de guerra soviéticos”, ressaltou.

Segundo Gauck, “estes homens estão na memória coletiva em uma nuvem nebulosa que não lhes faz justiça”.

Na próxima quarta-feira, o presidente alemão visitará na cidade de Schloss Holte-Stukenbrock o centro de documentação situado no antigo campo de prisioneiros de guerra de Senne, um dos maiores para presos soviéticos.

Dois dias mais tarde, em 8 de maio, Gauck visitará um cemitério militar em Brandemburgo, onde lembrará das vítimas do Exército soviético.

As tensões com a Rússia em torno do conflito na Ucrânia escurecem os atos conjuntos em lembrança da vitória sobre a Alemanha nazista com as ausências notáveis de muitos chefes de Estados e de governo europeus, assim como do presidente americano, Barack Obama, nas celebrações de 9 de maio em Moscou.

Mesmo assim, a chanceler alemã, Angela Merkel, oferecerá no dia 10 junto ao presidente russo, Vladimir Putin, uma oferenda floral perante o monumento ao soldado desconhecido, junto às muralhas do Kremlin.

O ministro das Relações Exteriores germânico, Frank-Walter Steinmeier, viajará em 7 de maio à cidade russa de Volgogrado (antigamente Stalingrado) para lembrar junto a seu colega russo, Sergei Lavrov, uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.