Presidente alemão suspende viagem ao Uruguai devido ao acidente nos Alpes
Berlim, 24 mar (EFE).- O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, que estava realizando uma visita ao Peru, suspendeu sua viagem oficial ao Uruguai para retornar ao seu país devido ao acidente do avião da companhia Germanwings, que caiu nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo quando fazia o trajeto entre Barcelona e Düsseldorf (Alemanha).
A informação foi divulgada por fontes da presidência que se encontram no Peru, país onde Gauck chegou para uma visita oficial na sexta-feira passada. O presidente partiria do Peru amanhã para o Uruguai, onde se encontraria com o presidente local Tabaré Vázquez.
O chefe de Estado já havia expressado anteriormente, por meio de um comunicado, sua consternação pela tragédia. Segundo fontes da companhia, no voo estavam pelo menos 67 cidadãos alemães.
“Com grande consternação soube do terrível acidente aéreo. Meus pensamentos agora estão com os familiares e amigos das vítimas”, disse Gauck.
A chanceler alemã, Angela Merkel, viajará amanhã para o local da tragédia e está em contato com o presidente francês, François Hollande, e com o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Gauck chegou em Lima na sexta-feira e durante sua estadia se reuniu na capital peruana com o presidente do país, Ollanta Humala. Nos dias seguintes, visitou a cidade inca de Machu Picchu e o Museu da Memória, em Ayacucho.
O presidente realizada sua visita à América Latina ao lado de sua companheira, a jornalista Daniela Schadt, e ficaria no Uruguai de amanhã até quinta-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.