Presidente da Catalunha nega pressão por consulta popular e se diz confiante

  • Por Agencia EFE
  • 08/11/2014 21h38

Barcelona, 8 nov (EFE).- O presidente da Catalunha, Artur Mas, negou neste sábado que tenha feito “pressões” a funcionários para que se envolvam na consulta popular sobre a soberania da região e se mostrou “muito esperançoso que tudo dará certo” no domingo, o que resultará “uma boa imagem e um bom exemplo”.

Em entrevista à emissora catalã “TV3”, Mas fez uma convocação à participação cidadã para “passar uma mensagem potente deste país” em 9 de novembro. A Procuradoria Superior da Catalunha informou que está investigando, a pedido da Procuradoria Geral do Estado, se a concessão de locais públicos para a realização da consulta é crime.

Mas convidou a vice-presidente do governo, Soraya Sáenz de Santamaría, para perguntar aos funcionários que se voluntariaram para a consulta popullar “se receberam algum tipo de pressão” e concluiu que isso não ocorreu em nenhum caso, lembrando também que há mais de 40 mil voluntários cadastrados.

O presidente do governo catalão, que na manhã de domingo votará em um colégio no distrito de Sarrià-Sant Gervasi, afirmou que já tinha esclarecido que votaria pela independência.

“Estou tranquilo, sereno e esperançoso que tudo dará certo e que o país passará uma boa mensagem, uma boa imagem e um bom exemplo, como costumamos fazer”, disse o presidente catalão, confiante que o processo suspenso pelo Tribunal Constitucional e sem validade legal será um “grande dia para a democracia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.