Presidente da CCJ deve decidir sobre “aumento de investigação” em CPI

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2014 17h22

Na próxima terça-feira (8), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Vital do Rêgo, deve decidir se é possível aumentar o escopo de uma CPI. O partido DEM já admitiu que errou no requerimento, já que pediu três pontos de investigação. São eles: a compra de Pasadena, construção de refinarias no Brasil e a denúncia de pagamento de propinas no aluguel de plataformas marítimas.

O governo quer todas as investigações e ainda acrescenta outras como a de cartel nas licitações do metrô de São Paulo. O que a Comissão de Constituição e Justiça tem que definir é se é possível, através de uma maioria, aumentar a investigação de uma CPI e também se é permitido o funcionamento de duas CPI ao mesmo tempo.

De acordo com Vital do Rêgo, se for uma na Câmara dos Deputados e outra no Congresso, é possível por serem em ambientes diferentes. Na opinião do repórter de José Maria Trindade, a CPI será instalada, mas vai ser travada durante todo o tempo.

“Os deputados e senadores estarão em campanha e não será uma CPI investigativa, será uma luta política mesmo”, avaliou o repórter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.